Parque Estadual do Guartelá

CONFIRA  A MINUTA DE EDITAL DA CONCESSÃO DE USO DO PARQUE GUARTELÁ

 

Sobre o Parque:

O Parque Estadual do Guartelá, criado através do Decreto 1.229 de 27 de março de 1992 e implantado em 1997, protege uma área de rico patrimônio natural e arqueológico da região do cânion do Rio Iapó. A grande atração do Parque é a beleza natural do 6º maior cânion do planeta em extensão, o “Cânion do Rio Iapó”, beleza esta enriquecida pela Cachoeira da Ponte de Pedra, derivada da força das águas do Córrego Pedregulho. No Parque há ainda pinturas rupestres que datam aproximadamente 7.000 anos e que foram deixadas em rochas e lapas por indígenas, primeiros habitantes da região. 

Atrativos:

Os visitantes do Parque podem caminhar por trilhas interpretativas, contemplar a paisagem, visitar sítios pré-históricos, banhar-se, na área permitida, nas piscinas naturais também conhecidas como “panelões” ou “panelas de sumidouros”, observar as espécies de fauna e flora e desenvolver pesquisas científicas, com a devida autorização do IAT.

Sobre Tibagi:

O Parque Estadual do Guartelá fica localizado no município de Tibagi, Atualmente, as principais bases da economia da cidade são a agricultura e o turismos rural, de aventura e religioso, grandes geradores de renda e emprego para a maioria da população. O município ainda ostenta o título de maior produtor de trigo do Brasil.

Saiba mais sobre a região AQUI.

Andamento do projeto:

1) Aprovação no CPAR e inclusão no PAR – concluído dia 28/07/2021. Saiba mais AQUI.

2) Fase atual: Consulta Pública.