VLT - Curitiba e São José dos Pinhais

SOBRE O PROJETO

Descrição do Projeto

O Governo do Estado do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e a Prefeitura de São José dos Pinhais, vem realizando estudos visando a implementação de um projeto de uma linha que já nasce metropolitana, adotando um sistema ambientalmente sustentável - o VLT, e integrado a outros modos e serviços de mobilidade utilizando o Eixo Boqueirão, um dos seis eixos estruturantes do desenvolvimento da cidade de Curitiba, considerando as condições favoráveis do mesmo.

O projeto prevê a implantação de uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre o Centro Cívico, na cidade de Curitiba, e o Aeroporto Afonso Pena, no município de São José dos Pinhais.

Importância do Projeto para o Estado

O VLT tem demonstrado grande poder de induzir o desenvolvimento, revitalizando áreas degradadas e gerando novas oportunidades de negócios nas áreas por onde atravessa. Por ser um veículo que circula na superfície, permite uma interação maior de seus usuários com os espaços urbanos. Importante destacar que o sistema VLT inspira, pelo seu desenho leve e ao mesmo tempo arrojado, modernidade por onde ele circula. Em síntese, implementar uma linha de VLT dinamiza o comércio e os serviços da região, valoriza os imóveis, amplia a acessibilidade, entre outros benefícios que impactam positivamente na qualidade de vida das pessoas.

Investimentos estimados: em estudo

Modalidade de contratação da parceria: em estudo

ANDAMENTO DO PROJETO

1) Inclusão no Programa de Parceiras do Paraná - PAR >> 14ª Reunião Ordinária do Conselho de Parcerias - CPAR [18/05/2023]