Nova Ferroeste

 

Projeto Nova Ferroeste

(Dourados/MS - Paranaguá/PR - Pontal do Paraná/PR)

O ESTADO DO PARANÁ, através do CONSELHO GESTOR DE CONCESSÕES, da SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA e da ESTRADA DE FERRO PARANÁ OESTE S.A. – FERROESTE, por intermédio da COORDENAÇÃO DE CONCESSÕES E PARCERIAS, com base no Decreto nº 6.823, de 21 de dezembro de 2012, torna público o presente aviso de EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 02/2017-CGC, que tem por objeto orientar a participação de interessados para a instauração de PMI do PROJETO NOVA FERROESTE, o qual prevê implantação, operação, gestão e manutenção do Transporte Ferroviário de Cargas no trecho compreendido entre Dourados, no Mato Grosso do Sul, e o sistema portuário do litoral do Paraná. Os interessados deverão encaminhar as manifestações de interesse, mediante protocolo, no prazo de até 60 (sessenta) dias contados do dia 28/11/2017.

Estado do Paraná, 27 de novembro de 2017.
Coordenação de Concessões e Parcerias

 

 
31/01/2018 - Comunicado

Informamos que o prazo para protocolo de PMI do Projeto Nova Ferroeste, Edital de Chamamento nº 02/2017 - CGC, encerrou no dia 29 de janeiro de 2018.

As propostas recebidas serão analisadas pelo Grupo de Trabalho deste projeto e autorizados pelo Conselho Gestor de Concessões o mais breve possível. 

Acesse o Despacho de Indeferimento dos Pedidos de Prorrogação de Prazo do PMI

ESTADO DO PARANÁ, 31 de janeiro de 2018.

 
28/02/2018 - Autorização de PMI

Considerando o contido na Resolução de Chamamento nº 02/2017-CGC, o Conselho Gestor de Concessões – CGC, no uso de suas atribuições e em consonância com Ata da 16ª reunião, realizada em 26 de fevereiro de 2018, RESOLVE autorizar a realização dos estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira, jurídica e ambiental, do Projeto NOVA FERROVIA, pelos PROPONENTES a seguir relacionados:

1. Consórcio HaB, constituído pelas empresas: BUREAU DA ENGENHARIA ECT LTDA, HENDAL ENGENHARIA, e ADVICE CONSULTORIA E SERVIÇOS;

2. Consórcio SSSE, constituído pelas empresas: SENER SETEPLA, SENER INGENIERIA Y e ENGEFOTO;

3. Consórcio Egis-Esteio-COPEL, constituído pelas empresas EGIS – ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA, ESTEIO ENGENHARIA E AEROLEVANTAMENTOS S.A. e a COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA – COPEL;

4. Sistemas de Transportes Sustentáveis – STS, Pullin e Campano Consultores Associados, Navarro Prado Advogados, e as Consultorias Millennia Systems e EnVia Technologies Internacional.

ESTADO DO PARANÁ, 28 de fevereiro de 2018.

 
07/06/2018 - Oficina do Projeto Nova Ferrovia

A Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral promoveu no dia 22 de Maio deste ano uma reunião entre entidades do Meio Ambiente, G7, grupo formado pelas principais instituições do setor produtivo do Paraná, e representantes dos consórcios responsáveis pelos estudos da nova ferrovia proposta pelo Governo do Estado, que ligará o Porto de Paranaguá a Dourados, no Mato Grosso do Sul.

A reunião foi para acompanhamento dos estudos de engenharia para implantação da nova ferrovia marcou os 60 dias desde a divulgação dos nomes dos quatro consórcios nacionais e internacionais, responsáveis pela elaboração dos projetos.

Acesse as Considerações Relacionadas ao Meio Ambiente

Acesse as Considerações Relacionadas à Demanda do Estado

ESTADO DO PARANÁ, 07 de junho de 2018.

 
14/09/2018 - Nota Técnica

A Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral informa quanto a publicação de Nota Técnica para auxiliar os proponentes na elaboração dos estudos do projeto Nova Ferrovia. 

Acesse a íntegra da Nota Técnica .

ESTADO DO PARANÁ, 14 de Setembro de 2018.

 
12/12/2018 - Aviso de Prorrogação de Prazo
Comunicamos que o prazo de entrega dos estudos de viabilidade do Projeto Nova Ferrovia foi prorrogado por 120 (cento e vinte) dias, contados do dia 12 de Dezembro de 2018, nos termos do . 

O prazo final para a entrega dos estudos será no dia 11/04/2019, observado o disposto nas Diretrizes para a Entrega dos Estudos pelas Proponentes.

ESTADO DO PARANÁ, 12 de dezembro de 2018
Coordenação de Concessões e Parcerias

 

Fase em que se encontra: Proposta cancelada pelo CPAR.  Ata da 1ª Reunião Ordinária do CPAR