IAT promove audiência pública sobre concessão do Parque Estadual do Guartelá
28/10/2021 - 13:59

Evento acontece nesta terça-feira (26), às 19 horas, no Teatro Municipal Tia Inália, em Tibagi. Objetivo é apresentar a proposta de concessão à população, esclarecer dúvidas e receber contribuições.

 

Acontece nesta terça-feira (26), em Tibagi, audiência pública sobre a proposta de Concessão de Uso do Parque Estadual do Guartelá. O evento acontece às 19 horas, no Teatro Municipal Tia Inália, com o objetivo de apresentar a proposta à população, esclarecer dúvidas e receber contribuições. Os interessados também podem acompanhar pelo YouTube (AQUI).

A Concessão de Guartelá, que integra o Projeto Parques Paraná, é elaborada pelo Instituto Água e Terra (IAT) e pela Superintendência Geral de Parcerias do Paraná (SGPAR), vinculados à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

O objetivo é promover o ecoturismo e o turismo de natureza em formato de parceria com a iniciativa privada. O Estado cede o uso de uma área pública para exploração comercial com retorno aos paranaenses por meio de benfeitorias, visando a conservação do meio ambiente.

GUARTELÁ – O Parque Estadual do Guartelá é uma das três áreas aprovadas pelo Conselho do Programa de Parcerias do Parcerias do Paraná para a exploração do turismo, por meio de parcerias com a iniciativa privada. Também estão em fase de estudos técnicos e instrumentos licitatórios o Jardim Botânico de Londrina e o Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis.

Localizado nos Campos Gerais, o Parque do Guartelá foi criado por decreto, em 1996, como área de proteção integral, com rico patrimônio natural e arqueológico da região do cânion do Rio Iapó. Abriga cachoeiras, fontes, nascentes e espécies de fauna e flora nativas, como lobo-guará, jaguatirica, veado, gavião-pombo e a capivara.

Há, ainda, atrações como a cachoeira da Ponte de Pedra, com aproximadamente 180 metros de altura, e o Córrego Pedregulho, que forma cascatas e “banheiras” naturais. O local permite caminhada por trilhas, contemplação da paisagem e visita a sítios pré-históricos.

Serviço:
Data: 26 de outubro, terça-feira
Horário: 19 horas
Local: Teatro Municipal Tia Inália - Rua Padres Redentoristas, 1.147 - Tibagi
Transmissão pelo Youtube (http://youtu.be/_19dAJsOIFQ)

 

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de  Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em: www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo

Últimas Notícias