Parque Estadual do Monge

Sobre o Parque:

O Parque Estadual do Monge está localizado no município da Lapa, a aproximadamente 3 km da sede do município.

O Parque Estadual do Monge recebeu este nome por possuir uma gruta que teria sido abrigo de um monge ermitão, entre 1847 e 1855. O monge chamado João Maria D'Agostini se dedicou ao estudo de plantas da região, fazendo orações públicas e medicando enfermos, tornam-se assim, um líder religioso.

Atrativos:

As principais atrações do Parque são a Gruta do Monge e uma fonte que, acredita-se, ser milagrosa, os quais atraem um grande números de fiéis e visitantes movidos pelo poder da fé. Os romeiros deixam diversos objetos, acendem velas e colocam flores em sinal de agradecimento pela graça atingida.

Sobre a Lapa:

A Lapa é uma das cidades mais antigas do Paraná, a 70 km da capital, na região dos Campos Gerais. O município, que retrata o Brasil do século XIX, teve sua origem com a passada dos tropeiros na região, os quais foram muito importantes para a economia do país. Antes mesmo das construções de rodovias e ferrovias, além de serem transportadores, eram comerciantes. 

Saiba mais sobre a região AQUI.

Andamento do projeto:

1) Aprovação no CPAR e inclusão no PAR – concluído dia 18/01/2022, de acordo com a ata da 9ª Reunião Ordinária do CPAR .

2) Estudos preliminares.

3) 13/06/2023 - Projeto retirado do Conselho de Parcerias. Saiba mais AQUI