Escola em Tempo Integral

SOBRE O PROJETO

 

Descrição do Projeto

Implementar Parceria Público Privada (PPP) na área de educação no Paraná, focada em construção de 40 novas unidades escolares em 24 municípios, com alto crescimento demográfico ou baixo percentual de matrículas integrais, e previsão de gerar cerca 40 mil vagas.

O projeto de PPP abrangerá não apenas a construção das escolas, contemplando todas as etapas necessárias, desde a pré-obra até a construção civil, mobiliário e equipamentos, como também a prestação de serviços de gestão, sendo vigilância e portaria, lavanderia e rouparia, limpeza, coleta seletiva e controle de pragas, manutenção predial e de equipamentos, manutenção e conservação de jardins, gestão de utilidades (água, luz e gás), tecnologia da informação (TIC), comunicação e outros de natureza simples.

 

Importância do Projeto para o Estado

Os Planos Nacional e Estadual de Educação estabelecem metas ambiciosas, com previsão de chegar em 65% das matrículas de tempo integral. Essa demanda impõe desafios importantes: contratação de maior carga horária para professores, alimentação escolar e, em especial, infraestrutura escolar.

Em 2017, foi instituída a Política de Fomento do Ensino Médio em Tempo Integral e, neste ano, está sendo criado o Programa Escola em Tempo Integral. Até então, a conversão de escolas regulares em integrais tem sido feita pela ociosidade dos ambientes.

 

Investimentos estimados: em estudo

Modalidade de contratação da parceria: em estudo

 

ANDAMENTO DO PROJETO

1) Inclusão no Programa de Parceiras do Paraná - PAR >> 15ª Reunião Ordinária do Conselho de Parcerias - CPAR [18/10/2023]

2) Fase atual: estudos preliminares